sexta-feira, 11 de abril de 2014

Comemoração do 90º Aniversário dos Bombeiros Voluntários Portuenses no Quartel Novo em Ramalde, Porto

O presente filme foi efectuado pelo Gabinete de Museologia e Centro Documental dos Bombeiros Voluntários Portuenses, criado por deliberação da direcção em Novembro de 2013, tendo como responsável a Dr.ª Ana Vilar. Este foi ainda organizado, segundo os seguintes momentos:
  • Parada
  • Tomada de posse de dois novos membros da direcção
  • Tomada de Posse do Adjunto do Comando David Pereira
  • Comemoração e convivio com abertura de um bolo


Do dia 11 (data da publicação) até ao dia 21 de Abril, este vídeo já conta com
114 visualizações no YouTube.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Comemoração do 90ºaniversário


Memória é identidade.
Memória é conhecimento.
Memória é passado e futuro.
(Maria Helena Carvalho dos Santos)

No âmbito das comemorações do 90ºAniversário dos Bombeiros Voluntários Portuenses, o gabinete de museologia e o centro documental dessa mesma associação humanitária, vem por este meio contribuir para essa festividade com uma sinopse histórica:

Inicialmente com elementos dos Bombeiros Voluntários do Porto, a Comissão Organizadora da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Portuenses, estabeleceu-se num antigo edifício na Rua do Bolhão, a 09 de Abril de 1924 (data da fundação desta Associação Humanitária.).
A partir da sua fundação os Portuenses participaram em diversas iniciativas como a I Grande Parada de Bombeiros e a Romagem a Guimarães pelas Comemorações do Centenário da Fundação da Nacionalidade. Estes foram ainda condecorados em 1927 com o grau de Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração nacional. Em 1936 receberam o grau de Comendador da Ordem de Benemerência e em 1940 o grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo.
Dadas as pequenas dimensões do Quartel na Rua do Bolhão, foi sempre ambicionado por estes bombeiros, a mudança de instalações e até mesmo a aquisição de um terreno para a construção de um novo quartel. Assim em 27 de Abril de 1933, os Portuenses passaram das modestas instalações situadas na Rua do Bolhão, para um edifício situado na Rua de Fernandes Tomás.
Finalmente em 1983 a Câmara Municipal do Porto deliberou a cedência de um terreno situado na Rua das Cruzes em Ramalde para a construção de um novo quartel. O projecto da obra foi confiado ao arquitecto Furtado Mendonça em 1985, segundo um programa construtivo delineado pelo então Comandante e Presidente Dr. Gomes da Rocha. O lançamento da 1ª pedra ocorreu em 1990 e em 24 de Junho de 1993 foi inaugurado.

"O conhecimento do património está ao alcance de todos aqueles que são sensíveis à sua salvaguarda."


Primeira direcção dos BVPortuense 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Factos históricos - documentos de Abril

1º Aniversário da fundação dos Bombeiros Voluntários Portuenses
11 de Abril de 1925

"Pelas 13 horas de ontem foi inaugurada na sede da Associação a nova bandeira que uma comissão de senhoras portuenses ofereceu. O corpo activo formou em frente à sede, bem como as deputações das corporações congéneres das diversas terras do paz, com as suas bandeiras, e a banda dos voluntários Portuenses. Pelo comandante dos Bombeiros Munícipes de Lisboa, tenente-aviador Sr. Rodrigues Alves, foi hasteada a bandeira, tendo nesse momento a banda executada a Portugueza. O corpo activo e as restantes deputações fizeram a continência. A este acto assistiram os corpos gerentes da Associação dos Bombeiros Voluntários Portuenses, inspector geral dos incêndios e grande número de pessoas. Terminado o hasteamento da bandeira, todos se dirigiram para o Jardim Passos Manuel, onde, no salão de festas, se realizou a interessante cerimónia do baptismo dos dois prontos-socorros, aos quaes foram dados os nomes de Invicta e Lusíada, tendo sido madrinhas as Sr.ª Condessa de Lumbrales e a D. Ana José Guedes Costa. (...) Depois iniciou-se a distribuição do bôdo a 1:500 pobres, que constou de bacalhau, um quilo de arroz e pão. (...) Pelas 20 e meia horas, um piquete dos Bombeiros Voluntários Portuenses, com a respectiva banda de música, chegou ao edifício de "O Primeiro de Janeiro" e, à medida que os convidados de representação apareciam, faziam as continências com estilo. (...) O banquete decorreu muito animado, até que o Sr. José Saraiva, em nome da Associação dos Bombeiros Voluntários Portuenses, iniciou a série de brindes, levantando a sua taça pelo presidente honorário da Associação, Manuel Teixeira Gomes, ilustre presidente da república, ali representado pelo governador civil, brinde que o Sr. Dr. Alexandre Barbêdo agradeceu, fazendo votos pelas prosperidades da Associação."

Bombeiros Voluntários Portuenses
A comemoração do seu primeiro aniversário

"(...) O baptismo foi feito com Champagne, lançando sobre os radiadores dos carros. (...) Á noite no salão de festas de O Primeiro de Janeiro, realizou-se um banquete de 300 talheres, assistindo as autoridades civis e militares e o prelado da diocese. Trocaram-se muitos brindes. Estão lindamente engalanados as ruas próximas da sede da associação. Foram queimados durante o dia muitos morteiros e, à noite houve iluminação e fogo de artificio, tendo tocado a banda dos Voluntários Portuenses."

Referências
O Primeiro de Janeiro, 12 de Abril de 1925
O Século, 12 de Abril de 1925

Informação


Relatório de Actividades do Acervo e Centro Documental
Semestral (Nov.'13 a Abr.'14)

No âmbito das comemorações do 90º Aniversário dos Bombeiros Voluntários Portuenses serve a seguinte publicação para divulgar as actividades efectuadas ao longo de seis meses (Novembro’13 a Abril’14) do Acervo Museológico e Centro Documental da mesma Associação Humanitária.


- Inventariação e catalogação do espólio patrimonial dos Bombeiros Voluntários Portuenses;

Fig.01 - Resumo esquemático das actividades desenvolvidas segundo tipologias/categorias
- Limpeza, preservação e acondicionamento dos objectos;
- Restauro digital de fotografias antigas;
- Elaboração de brochura a ser utilizada como ferramenta de divulgação, na Semana da Protecção Civil em 2014, e em visitas de estudo às instalações e espólio patrimonial dos B. V. Portuenses;
- Apresentação de candidatura a financiamento para a criação de um espaço museológico, através do Programa EDP Solidária;
- Plano para espaço museológico;
(nota: caso fosse encomendado a uma empresa profissional na área, teria o custo de cerca 10.000,00€)

- Criação e gestão do Blog “museubombeirosportuenses.blogspot.pt”;

 Fig.02 - Resumo esquemático das publicações do Blog e respectivo método de trabalho

- Apoio na organização de visitas de estudo;
- Proposta de estrutura programática para o Dia Internacional dos Museus de 2014 (18 de Maio);
(nota: condicionada à aprovação da direcção)

Dr.ª Ana Vilar